top of page
carminhola.jpg
quandoju (1).jpg

Quando ju escapou pra dentro

de Alan Minas
Longa-metragem ficção - aproximadamente 90’ - HD - Brasil 2016


Projeto selecionado pelo Edital de Desenvolvimento de Projeto de Longa-Metragem da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro em 2009.

É um longa-metragem infantil direcionado para crianças a partir dos 7 anos e toda sua família. O filme combina personagens reais e animação numa história emocionante, divertida e inteligente. A proposta é acompanhar um recorte na história de Ju: o momento da separação de seus pais, às vésperas de completar 9 anos. Todos reconhecem alguém na vivência desse drama. A história é universal, contribui para a compreensão da infância e sua relação familiar.

Sinopse

À véspera de fazer 9 anos, Ju vê seu mundo mudar: separação dos pais, pai desempregado, e nova escola. Para desatar tanto nó, ela conta com amigos inusitados, um caranguejo de pelúcia que volta no tempo de quando os pais eram apaixonados; um Menino de Asas que vai ao futuro mostrando que a nova professora não é uma monstra; e os sapatos dos pais. Ju sai vitoriosa, cola dentro de si o que por fora não pode mais ser colado. Inventa um novo caminho. Talvez, uma nova chance para os três.

Ficha técnica

Roteiro e direção Alan Minas
Produção e produção executiva Daniela Vitorino
Consultora de infância e mídia Patricia Alves Dias
Artes Nelson Serrano e Albert Zayas
Projeto gráfico Veronica d’Orey

A escuridão não tem pressa. Depois de a luz se apagar, a lâmpada deixa um rastro de claridade que aos poucos se perde. Meus olhos se acomodam ao escuro. Mas se mantêm agarrados ao que não enxergam mais. Me seguro nesse restinho de luz. Na mesa, na geladeira, nas minhas mãos, antes que tudo desapareça. Talvez não exista resto de luz. Talvez esse fio que ainda vejo não passe de uma lembrança de pouco tempo atrás, que teimo em guardar na memória. Mas que logo escapa.
Alan Minas, trecho do conto “Quando Ju Escapou pra Dentro”.

Revista pontocom

Acesse o artigo aqui >>

A hora das crianças

Acesse o artigo aqui >>

bottom of page